Revista Facimp - Empowerment
http://www.pesquisaemfoco.periodikos.com.br/article/5e651fc30e8825d3356705af
Revista Facimp - Empowerment
Artigo Original

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UTILIZAÇÃO DOS METODOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS

Valéria Ferreira e Silva, Érica Deyse dos Santos Coelho.

Downloads: 51
Views: 2746

Resumo

Alfabetização e letramento vão muito além de ler e escrever. Como afirma Magda Soares (2003): “Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido [...]”. Assim, o processo de alfabetização reque um significado para o aluno. De acordo Brasil (2019, p.89-90) [...] é preciso que os estudantes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura [...] consiga “codificar e decodificar” os sons da língua[...], desenvolvimento de uma consciência fonológica [...]. O presente trabalho tem como objetivo o processo histórico de alfabetização no Brasil, bem como as abordagens e a utilização nas práticas pedagógicas. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com estudo de documentação indireta, com pesquisa bibliográfica embasada nos estudos de Jean Piaget, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Magda Soares, Carla Aparecida Cielo, Parâmetro Curricular Nacional da Língua Portuguesa, a Base Nacional Comum Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases. A construção do conhecimento através da interação com o meio. Aquisição da Leitura e da Escrita através da Psicogênese se dá através da compreensão hipóteses. A importância da consciência fonológica como capacidade de articulação entre os sistemas sonoros da língua falada. O presente trabalho mostrou que diante de todo o contexto histórico o Brasil sempre buscou um método e que cada método atingiu a demanda social da época.  Porém, foi percebido que não há um método a ser seguido, e sim vários, de acordo com a situação de cada ambiente alfabetizador.

Palavras-chave

Alfabetização. Ensino Fundamental. Historicidade.

Referências

ARAÚJO, M. C. de C. S. Perspectiva histórica da alfabetização. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1996.

BRASIL. Lei nº 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional de 20 de dezembro de 1996.

________. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

________. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.

CIELO, C.A. Habilidades em consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade. Porto Alegre: PUCRS, 2001.

FOSSILE, Dieysa K. Revista ALPHA. Construtivismo versus sócio interacionismo: uma introdução às teorias cognitivas Patos de Minas: UNIPAM, (11): 105-117, ago. 2010.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra. D.; NASCIMENTO, Aricélia. R. do. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Estação Gráfica, 2007. 2ºed. p. 13-23.

 

LEAL, Telma Ferraz. ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. MORAIS, Artur Gomes de. Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra. D.; NASCIMENTO, Aricélia. R. do. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Estação Gráfica, 2007. 2ºed. p. 97-108.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Cientifico: procedimentos básicos, pesquisas bibliográficas, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo, Atlas, 2008.

MORTATTI, M. D. R. L. HISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. Alfabetização e letramento em debate. Brasilia: Portal MEC. 2006. p. 1-16.

MORTATTI, M. R. L. (Org.). Alfabetização do Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Ed. Cultura Acadêmica, 2011. 312 p.

SOARES, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas*, 2003.Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.


Submetido em:
08/03/2020

Revisado em:
08/03/2020

Aceito em:
08/03/2020

5e651fc30e8825d3356705af pesquisaemfoco Articles
Links & Downloads

Revista Facimp - Empowerment

Share this page
Page Sections