Revista Facimp - Empowerment
http://www.pesquisaemfoco.periodikos.com.br/article/5e654bab0e882548226705af
Revista Facimp - Empowerment
Artigo Original

METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO: Uma Análise Entre o Ensino Tradicional e a Nova Proposta Metodológica

Fábio Cabral dos Santos

Downloads: 1
Views: 292

Resumo

O artigo constitui-se de revisão bibliográfica, tendo como objetivo uma análise entre os métodos de ensino costumeiramente utilizados, aqui tratados como tradicionais, e a nova proposta metodológica atual, aqui tratada como Metodologias Ativas de Ensino. Para tal utilizou-se a revisão de literatura de algumas obras que abordam a temática e fez-se um comparativo referencial. O objetivo é despertar uma visão diferenciada no que se refere à mudança de comportamento em sala de aula para propiciar meio diferenciados para mediação da aprendizagem, expondo pareceres de autores. O resultado demonstra uma posição de preocupação, porém perfeita condição de melhora, com o cenário educacional tradicional, onde a contribuição das novas metodologias é notoriamente benéfica. Ao final se pôde concluir que a nova proposta metodológica trás contribuição inegável ao aluno e professor, uma vez que a interação alcançada propicia melhor concentração, participação e melhor absorção de conteúdos ministrados.

Palavras-chave

Ensino. Inovação.  Metodologias Ativas. Tradicionalismo.

Referências

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Trad. Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014.

COLL, Cezar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática; 2000.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MAZZIONI S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338 Acesso em: 29/10/2019.

PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v.24, n.1, p. 95-118, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37421276005.pdf. Acesso em: 1 de outubro de 2019.

SCHNEIDER, Elton Ivan et al. Sala de aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 8, n.16, p. 68-81, 2013.

VALENTE, José Armando. Aprendizagem ativa no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. 2014. Disponível em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/img/aci/27-8_agurdar_proec_textopara280814.pdf. Acesso em: 05 novembro 2019.


Submetido em:
08/03/2020

Revisado em:
08/03/2020

Aceito em:
08/03/2020

5e654bab0e882548226705af pesquisaemfoco Articles
Links & Downloads

Revista Facimp - Empowerment

Share this page
Page Sections