METODOLOGIA ATIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Bruna Linhares, Iorlete Lima Ferreira, Luciana Salazar dos Reis.
Resumo
O presente artigo vem tratar dos métodos utilizados no desenvolvimento da aprendizagem no ensino de matemática na educação infantil. A matemática na educação infantil é de grande relevância na construção do conhecimento da criança, pois ela faz parte da vida do ser humano, e de suma importância na aplicabilidade nessa fase onde o interesse pelo brincar é maior. Tendo como objetivo analisar e conhecer como e de qual forma estão sendo inseridas as metodologias de ensino na educação infantil. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas estruturada na base nacional comum curricular, referencial comum curricular, artigos como também na perspectiva de Jean Piaget e outros teóricos. Observou-se que para criança aprender através do brincar torna o aprendizado, mas significativo e prazeroso.
Palavras-chave
Referências
BARBOSA, Angela Maria Monteiro ; BICHO, Dayse Cristiane Reis; CUNHA, Núbia Naiade Cunha e. A importância do brincar no desenvolvimento infantil. – FIA / SP.², [S. l.], 5 jun. 2017.
MOREIRA, Daniele Aparecida Fruchi. A brincadeira de amarelinha na educação infantil: uma contribuição para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, em crianças de 4 anos. LINS SP2013, São Paulo, 2013.
NILES, Rubia Paula Jacob ; SOCHA, Kátia. A Importância das atividades lúdicas na educação infantil. Ágora: R. Divulg. Cient., v. 19, n. 1, p. 80-94, jan./jun. 2014 (ISSNe 2237-9010), [S. l.], 2014.
PENA, Angela da Conceição ; NEVES, Maria Augusta Lima das. A importância das atividades lúdicas no universo da educação infantil. mgstneves@gmail.com, [S. l.], 2013.
TOKARNIA , Mariana. Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática no ensino médio. Edição: Graça Adjuto Tags: Matemática Todos pela educação metas aprendizado adequado, Brasília, 18 jan. 2017.
Submetido em:
07/03/2020
Revisado em:
07/03/2020
Aceito em:
07/03/2020