Revista Facimp - Empowerment
http://www.pesquisaemfoco.periodikos.com.br/instructions
Revista Facimp - Empowerment

Instruções e Políticas

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica Facimp Empowerment é uma iniciativa da Faculdade de Imperatriz (Facimp - Wyden), uma faculdade particular brasileira fundada em 2001. O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas  em  qualquer língua sobre temas que contribuam para a intensificação do debate sobre temas relevantes do conhecimento humano,  bem como para a divulgação do conhecimento produzido nas diversas áreas. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes. Os textos em idiomas que não o Português ou o Espanhol poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.

Políticas de Seção

Artigos

Os artigos, acompanhados de título, resumo e palavras-chave (em português e em inglês), devem ter um volume mínimo de 40.000 caracteres (com espaços) e máximo de 60.000 caracteres (com espaços). O resumo, com o máximo de quinze linhas, deverá definir com clareza o objeto da discussão. As palavras-chave deverão identificar de forma clara o objeto de estudo, o tema ou a área de concentração do artigo, devendo estar no limite entre 3 e 5.

A exigência mínima do(a) autor(a) principal para submissão à Revista Facimp Empowerment é a de graduando. Só serão aceitos artigos com, no máximo, 4 (quatro) autore(a)s. Todo(a)s o(a)s envolvido(a)s na elaboração do texto deverão estar registrados, desde o início da submissão, como autore(a)s. No caso de submissões com mais de um(a) autor(a),  a(s) parte(s) redigida(s) por cada um(a) deve(m) ser devidamente identificadas em arquivo à parte, a ser adicionado no momento da submissão como "documento suplementar".

Findo o processo de submissão pelos(as) autores(as), passa-se à etapa de triagem do artigo, na qual o(a)s editore(a)s de seção fazem uma primeira avaliação do material, atentando principalmente para a aderência do artigo à linha editorial da revista. Após a triagem dos manuscritos, os textos são enviados aos pareceristas que darão três possíveis respostas quanto à publicação dos textos: o artigo pode ser aceito sem necessidade de alterações, aceito desde que observadas as correções obrigatórias ou rejeitado.

Modelo: https://www.docdroid.net/I7po9cU/artigo.pdf

Resenhas (Críticas)

A Facimp Empowerment aceita resenhas de livros publicados no exterior e nacionalmente nos últimos cinco anos – não serão aceitas resenhas de coletâneas de artigos. Devem conter no mínimo 9.000 caracteres (com espaços) e no máximo 14.000 caracteres (com espaços). Os textos devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro. A qualidade da obra resenhada, assim como da análise crítica realizada pelo autor são igualmente importantes e serão avaliadas pela comissão editorial. Como ocorre com outros periódicos de inegável importância nacional e internacional, as contribuições nas formas de resenhas, traduções e entrevistas são julgadas no interior da comissão editorial, não sendo solicitados pareceres externos para isso.

Modelo: https://docdro.id/3OGI557

Entrevistas

Realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes.

A quantidade de laudas para entrevistas é de no mínimo 3 e no máximo 5. Não será necessário um resumo e palavras-chave em português e outros idiomas. Nas entrevistas também não será necessário um resumo em outro idioma, mas deverá haver uma introdução. A formatação do texto das entrevistas deverá seguir a mesma formatação dos artigos.

Modelo: https://docdro.id/qtqUPJX

Resumo Expandido

O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. Os manuscritos seguem as normas dos artigos para a Revista.

Modelo: https://docdro.id/AN3VV7S

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigos)

Segue a mesma estrutura do tópico "Artigos", com excessão para o detalhe do número limite de páginas, até 28 páginas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos passam por duas etapas preliminares. Na primeira, antes de chegar aos(às) Editore(a)s de Seção, são verificados adequação aos critérios da revista (número de caracteres, de co-autore(a)s, titulação etc), plágio e autoplágio, foco e escopo. Na segunda etapa (chamada “triagem”), sob responsabilidade de um(a) Editor(a) de Seção, são verificados o ineditismo dos textos, a pertinência e seu enquadramento na política editorial e no perfil da revista. O manuscrito deve ter um caráter analítico e uma estrutura concisa e coerente, de acordo com as normas habituais de artigo científico. Caso não atinja todos esses critérios, o manuscrito é recusado em primeira instância. Quando atende a esses critérios, o manuscrito é encaminhado para pareceristas ad hoc.

Política de Acesso Livre

A Revista Facimp Empowerment oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente ao público o resultado de pesquisas científicas avaliadas pelos pares, de modo a proporcionar maior democratização do conhecimento.

Sobre taxas de acesso, submissão e publicação

A Revista Facimp Empowerment não cobra nenhuma taxa dos autores para submeterem ou publicarem seus trabalhos.

O acesso ao conteúdo publicado pela Revista Facimp Empowerment é universal, gratuito e livre.

Submissões

Diretrizes para Autores

A Revista Facimp Empowerment aceita textos inéditos nacionais e internacionais decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico que apresentem contribuições sobre temas candentes da área. Os manuscritos deverão ser enviados para o e-mail facimpempowerment@gmail.com.

A publicação dos trabalhos está condicionada a aprovação do Conselho Editorial Científico com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é blinded-review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final  será comunicado aos autores. Os trabalhos deverão ser encaminhados e rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois correção de língua  portuguesa e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, ele só será publicado mediante entrega no prazo das correções solicitadas. No momento da submissão, um dos passos obrigatórios será uma declaração autorizando a publicação do trabalho e, se aprovados, serão disponibilizados na forma online no site da Facimp Empowerment (www.facimp-empowerment.com.br). A Revista Facimp Empowerment não remunera os autores que tenham seus trabalhos nela publicados.

A Facimp Empowerment veicula artigos inéditos e as opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

1. Os artigos devem ter de 13 a 25 páginas e obedecer as seguintes configurações: fonte - Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm.

1.1 A normalização deve obedecer: Títulos, Resumos e Palavras-chave do artigo em português e, obrigatoriamente, em uma 2º língua estrangeira que poderá ser inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão; o(s) nome(s) completo(s) dos autor(es) (no máximo 3 autores) e suas credenciais.

1.2 O resumo deve conter entre 250 e 300 palavras, escritos em espaço interlinear simples, em 2 idiomas, como já mencionado no tópico anterior. O resumo deve abordar introdução, objetivo, metodologia ou materiais e métodos, resultados e conclusão. 

1.3 Até 5 palavras-chave em português e na língua estrageira optada.

1.4 Notas de rodapé.  Pede-se que as notas sejam concisas, que sua numeração obedeça rigorosamente as indicações no corpo do artigo e sejam colocadas ao fim  do texto. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Título, resumo e identificação do autor não devem trazer notas.  As referências bibliográficas não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto. O alinhamento das notas de rodapé deve ser justificado, com espaçamento entrelinhas simples e fonte Times New Roman em tamanho 11.

1.5 As ilustrações e quadros, quando existirem, devem ser inseridas no corpo do texto, obedecendo ao que segue: a) Ilustrações: se já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução; b) Quadros: deverão ser acompanhados de títulos, segundo as normas  da ABNT.

1.6 Citação de autores: conforme NBR 10520 de agosto 2002. Devem ser feitas no corpo do texto (autor-data). As entradas pelo sobrenome do autor/vírgula/data ou autor/vírgula/data/vírgula/página sendo que quando estiverem incluídas na sentença devem ser letra maiúscula e minúscula e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Ex: Silveira (1999, p. 20) descreve: o estudo das [...] ciências ou Artigos são os trabalhos aprovados [...] revista. ( FRANÇA, 2001, p. 51).

2. As resenhas devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, recuo de parágrafo de 1,5 cm e espaçamento entrelinhas 1,5. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm, em página A4. Referências a obras (se for o caso) devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520 e NBR 6023). No corpo do texto, deverão ser no modelo nota de rodapé (sistema numérico), e ao final do texto deverão ser completas.

2.1 As resenhas deverão ser feitas em texto corrido, sem subdivisões (introdução, desenvolvimento e conclusão).

2.2 As citações e seguem as normas dos artigos para a Revista.

3.0 O texto das entrevistas deve ser redigido em fonte Times New Roman 12, com alinhamento justificado e espaçamento simples. No início de cada parágrafo, deve haver um recuo de 1,25 centímetro.

3.1 A entrevista deve ser precedida de um texto introdutório que apresente a pessoa entrevistada e que justifique a relevância desta pessoa para o campo do conhecimento. Este texto introdutório deve ter entre 200 e 500 palavras.

3.2 As perguntas devem ser destacadas com itálico. Deixar espaço de uma linha entre a pergunta e a resposta e entre cada bloco de pergunta e resposta (ver exemplo abaixo).

4.0 O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. Os textos deverão seguir as normas da ABNT.

Referências: em ordem alfabética conforme NBR-6023 de agosto 2002.

Exemplos:

Livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver (opcianal). Número da edição (quando é a primeira edição, geralmente não é mencionado na publicação, mas se houver, na referência bibliográfica nunca deverá existir esta informação). Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número total de páginas. Se existir um nome que destingue o grau de parentesco ele deverá ser mencionado logo em seguida do nome da família. 

Exemplos:

01 autor

PASTRO, C. Arte sacra. São Paulo: Loyola, 1993. 343 p.

2 autores

DAMIÃO, R. T.; HENRIQUES, A. Curso de direito jurídico. São Paulo: Atlas, 1995.

3 autores

PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, primeiro grau. São Paulo: Scipione, 1995. 136 p.

Parte de Livro

Capítulo de livro com autores diferentes

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. p. número da página ou intervalo utilizado.

Exemplo:

MAYER, R. J. Neoplasias do esôfago e do estômago. In: ISSELBACHER, K. J. et al. (Ed.) Harrison: medicina interna. 13. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1995. cap. 253, p. 1450-1454.

Capítulo de livro com o mesmo autor (para facilitar é possível utilizar o traço sublinear com 06 toques, identificando a repetição do autor).

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

Exemplo: MORAES, L. C. S. de. Competência legislativa. In: ______. Curso de direito ambiental. São Paulo: Atlas, 2002. cap. 2, p.54-68.

Tese

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

Exemplo:

ASSINE, M. L. Aspectos da estratigrafia das seqüências pré-carboníferas da Bacia do Paraná no Brasil. 1996. 207 f. Tese (Doutorado em Geologia Sedimentar) – Faculdade de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

Dissertação

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Dissertação (Mestrado em ‘área da pesquisa’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

Exemplo:

DEMARCHI, C. Medida liminar em mandado de segurança no Direito Educacional. 1998. 166f. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) – Faculdade de Direito, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 1998.

Monografia

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Monografia (Especialização em ‘área da pesquisa’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

Exemplo:

JARRETTA, C. N. Perícia contábil: um estudo contributivo ao aperfeiçoamento do conteúdo programático aplicável ao curso de Ciências Contábeis. 1996. 59 f. Monografia (Especialização em Ciências Contábeis) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade de Marília, Marília, 1996.

Artigo publicado em evento 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento em algarismo arábico correspondente à sua edição (a partir da segunda ocorrência)., ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação... (Anais ou Resumos ou Proceedings) Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. inicial – final do artigo.

Exemplo:

CARVALHO, M. M. Utilização de sistemas silvipastoris. In: SIMPÓSIO SOBRE ECOSSISTEMA DE PASTAGENS, 3., 1997, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: UNESP, 1997. p. 164-207.

Informações retiradas da Internet

Publicação apenas via Internet

Quando a informação está disponível apenas na Internet, segue o seguinte padrão:

ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: . Acesso em: dia/mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio)/ano.

Publicação impressa em papel e via Internet

Quando está disponível em versão impressa faz-se primeiro a referência da publicação em papel (geralmente são publicações periódicas) e depois menciona o acesso através da Internet.

ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Nome do periódico, cidade, v. , n. , p. inicial – final, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano. Disponível em: . Acesso em: dia/mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

Exemplo:

TEMPORAO, J. G. O mercado privado de vacinas no Brasil: a mercantilização no espaço da prevenção. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, set./out. 2003. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2003.

Declaração de Direito Autoral

A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Facimp - Empowerment, do(s) trabalho(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico. 

Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


Revista Facimp - Empowerment

Share this page
Page Sections