A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: A TECNOLOGIA EM FOCO
Andrea Escorsin
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a didática com ênfase nas novas tecnologias disponíveis atualmente e inserida no contexto do ensino-aprendizagem na escola. Desta forma, busca analisar e refletir criticamente a evolução do conceito de tecnologia, seu atrelamento ao desenvolvimento da educação, os pontos positivos e negativos que permeiam esse processo, suas implicâncias para a construção de aprendizagens significativas e impactos na sociedade. Para tanto, é importante considerar que a tecnologia faz parte do contexto atual contemporâneo e deve ser ressignificado no trabalho pedagógico escolar uma vez que além de uma ferramenta técnica, é uma possibilidade didática de trabalho em sala de aula. A coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de idéias diferentes, trazidas por artigos e livros pesquisados nas bibliotecas virtuais do Google Acadêmico, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na plataforma Scielo. A principal contribuição do artigo é apresentar os caminhos que têm sido dados a essa discussão, de acordo com a literatura, para incorporar as novas tecnologias à educação.
Palavras-chave
Referências
CANDAU, Vera Maria (Org). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2º Edição, 2013.
MAYSER, Elaine de Fátima Dubel. A constituição do humano na aprendizagem. Dissertação (mestrado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Ijuí, 2013.
MORAN, José M. Tendências da educação online no Brasil. In: RICARDO, Eleonora Jorge (Org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2005.
OLINDA, Ercília Maria Braga; FERNANDES, Dorgival Gonçalves (Orgs). Práticas e Aprendizagem dos Docentes. Fortaleza: Edições UFC, 2007
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e Mestres: A Nova Cultura da Aprendizagem. Porto Alegre, 2008.
VYGOTSKY, L.S.Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Submetido em:
07/03/2020
Revisado em:
07/03/2020
Aceito em:
07/03/2020