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Artigo Original

OS INDICADORES DE QUALIDADE DO ENSINO QUE AVALIAM O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IMPERATRIZ-MA

Adriana dos Santos Oliveira

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Resumo

Em vista da necessidade de busca por melhorias da educação básica no Brasil, e como o aumento do fluxo populacional incide na necessidade de uma oferta de ensino que atenda a nova demanda, o presente trabalho busca saber de que forma os Indicadores de qualidade que avaliam o ensino-aprendizagem das escolas públicas municipais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Imperatriz-MA, tem contribuído com melhorias da qualidade desse ensino. Com isso, o objetivo proposto consiste em investigar de que forma esses indicadores são utilizados na busca por melhorias da qualidade desse ensino. Para tal, fundamenta-se nos estudos acerca do processo de formação da educação Brasileira, Hilsdorf (2005) Libâneo (2012), como da própria LDB/96, dos programas desenvolvidos pelo MEC no processo de avaliação e das políticas educacionais, por meio de portarias e decretos e da pesquisa de campo realizado na Secretaria Municipal de Educação. Desse modo, considera-se que os resultados obtidos por esses indicadores, sendo o Ideb atualmente o mais relevante de todos eles, tem sido utilizado pela SEMED no planejamento e tomada de decisões buscando de forma primordial a qualidade aprendizagem, que por fim serão expressadas em índices positivos.

 

Palavras-chave

Avaliações externas. Qualidade do ensino. Indicadores educacionais. Políticas públicas.

Referências

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Submetido em:
08/03/2020

Revisado em:
08/03/2020

Aceito em:
08/03/2020

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