Revista Facimp - Empowerment
http://www.pesquisaemfoco.periodikos.com.br/article/5e6511c50e8825ab166705b1
Revista Facimp - Empowerment
Artigo Original

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM IMPERATRIZ-MA

Bruno Rafael Maia Bezerra

Downloads: 0
Views: 486

Resumo

As crianças com Síndrome de Down devem estar inseridas no contexto escolar, uma vez que ao se relacionarem, conviverem e interagirem com outras crianças estarão desenvolvendo habilidades que fora desse contexto não seria possível realizar. O comprometimento com a educação visa promover uma cultura de convivência com as diferenças e as exigências legais da educação inclusiva e abrir espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados na escola. Não se pode deixar excluídos do ensino, é crucial para seu desenvolvimento um sistema educacional que considere a necessidade de todos os alunos e que se adapte e seja estruturado de forma a atender às suas necessidades. Diversos fatores apontam a importância de uma criança com Síndrome de Down frequentar a escola. Portanto, a escola é um espaço de ensino aprendizagem, de convivência e principalmente de crescimento onde se adquiri valores e jamais de exclusão. Visando discutir sobre a inclusão de crianças portadora de Síndrome de Down e buscando ver problemas que impeçam de acontecer a não interação dos alunos, buscou-se através de pesquisa bibliográficas com base na Constituição (1988), Declaração de Salamanca (1994), Sanchez (2005), dentre outros autores a base teórica. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é investigar o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down e gerar conhecimentos sobre a realidade educacional que envolve a comunidade com Síndrome de Down para o pesquisador desse trabalho e também para toda comunidade escolar. Dessa forma, a pesquisa de campo, foi realizada em uma escola municipal de Imperatriz-Ma, mediante a apresentação de questionário, juntamente para com os professores, diretores e funcionários que trabalham diretamente com alunos portadores da Síndrome de Down. A intenção desta pesquisa não é somente apresentar uma crítica ao modelo de inclusão estudado, mas oferecer subsídios que contribuam para sua efetivação.

Palavras-chave

Crianças. Educação Inclusiva. Escola. Síndrome de Down.

Referências

AINSCOW, M., Porter, G. & Wang, M. Caminhos para Escolas Inclusivas. Lisboa: instituto de Inovação Educacional. (1997).

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

_______. Decreto nº 7.611, de 17 de Novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 17 de novembro de 2011.

_______. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.

_______. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil: (Lei nº 8.069/90). Brasília, 1990.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 1996.

_______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 16 de julho de 1990.

______. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC/SEESP, 2007.

 

CARVALHO, F. Escola para todos? A educação de crianças com deficiência na perspectiva da ecologia humana. Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. Lisboa: Secretariado nacional para a reabilitação e integração das pessoas com deficiência. 2007.

CORREIA, L. M. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto Editora. 2000.

D’ANTINO, M. E. F. A máscara e o rosto da instituição especializada. São Paulo: Memnon. 1998.

FREITAS, S. N. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

GUEBERT, M. C. C. Inclusão: uma realidade em discussão. 2 ed. Curitiba: Ibepex, 2007.

JESUS, A. P. Q. B. de. A dificuldade de Inclusão de alunos com Síndrome De Down no ciclo I do Ensino Fundamental. São Paulo, 2015. Leia mais: https://www.revistaacademicaonline.com/products/a-dificuldade-de-inclusao-de-alunos-com-sindrome-de-down-no-ciclo-i-do-ensino-fundamental/ Acessado: 23/11/2019.

MARTINS, L. A. R. Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.

MILLS, N. D. A educação da criança com Síndrome de Down. In: SCHWARTZMAN, J. S. 2. ed. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon: Mackenzie, 2003.

NASCIMENTO, M. do C. do; AVELAR, A. M. F. de; SILVA, M. S. G. da; SILVA M. do C. G. da; PEREIRA, M. de F. do N. A Síndrome de Down: concepções dos docentes, desafios e Perspectivas na Inclusão da criança na sala de aula regular. 2018.

SANCHEZ, P. A. Educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista da Educação Especial – Out/2005.

SANTANA, A. S. A. Educação Inclusiva No Brasil: Trajetória E Impasses Na Legislação. 2013.

SASSAKI, R.K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

SCHWARTZMAN, J. S. (Org.). Síndrome de Down. 2 ed. São Paulo: Memnom: Mackenzie, 2003. Cap. 3, p. 30 – 300.

TESSARO, N.S. et al. Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais. Psicologia Escolar e Educacional, v.9, n.1, p.105-115, 2005.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre os Princípios, Politicas na Área das Necessidades Especiais, 1994. UNESCO, 1998.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VOIVODIC, M. A. Inclusão escolar de crianças com síndrome de down. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.


Submetido em:
08/03/2020

Revisado em:
08/03/2020

Aceito em:
08/03/2020

5e6511c50e8825ab166705b1 pesquisaemfoco Articles
Links & Downloads

Revista Facimp - Empowerment

Share this page
Page Sections